terça-feira, 19 de maio de 2009

Buena Vista Social Club

Na distante década de 1.940 existia em Havana, Cuba, um clube de dança e música chamado Buena Vista Social Club, local onde diversos músicos da Ilha de Fidel se encontravam para tocar. Entre esses músicos estavam: Manuel “Puntillita” Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz.

No final da década de 1.990, quase 40 anos após o fechamento do Clube o músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder se juntaram com os músicos tradicionais que tocavam no clube e gravaram um álbum batizado de Buena Vista Social Club.

Esse álbum foi gravado em Havana. Finalizado em apenas 6 dias acabou se tornando o maior álbum de World Music de todos os tempos, ganhando os mais diversos prêmios, tanto de crítica quanto de público mundo afora e vendendo mais de 8 milhões de cópias.

Graças ao álbum de 1.997 os musicos sairam do completo esquecimento para o reconhecimento e um sucesso mundial talvez sem precedentes na música latina, até o lançamento desse disco Ferrer ja com idade avançada era um desconhecido engraxate nas ruas de Havana.

1997 - Buena Vista Social Club [download]
2006 - Rythms Del Mundo [download]
2008 - Live At Carnegie Hall [download]

Nenhum comentário: